domingo, 8 de maio de 2011

Petrobrás vai investir em transporte aéreo no Off-shore.

Corre nas aerovias que a Petrobrás irá colocar em operação até 2015 cem novos helicópteros para fazer transporte off-shore. Isso se deve ao projeto do pré-sal que irá aumentar em muito o número de funcionários e prestadores de serviços nas plataformas. Atualmente o transporte para as plataformas é feito, em sua maioria, por cerca de 130 helicópteros do tipo médio porte com capacidade para 12 passageiros e 2 tripulantes. São os helicópteros do tipo Dauphin (AS-365), os S-76 e os AW-139. Uma nova geração de helicópteros pesados com muita eletrônica e vários computadores a bordo vem aos pouco chegando ao off-shore.

Helicóptero Off-Shore S-92 (Grande Porte)


Falá-se que metade dessa futura frota será para esses helicópteros de grande porte, com capacidade para 25 ou mais passageiros. O que se vê, para um futuro breve, é que o mercado vai precisar dobrar o efetivo de profissionais especializados (pilotos e mecânicos) de helicópteros nos próximos 5 anos. Será isso possível? Há boatos de que a ANAC pode liberar profissionais oriundos de outros países para completar o efetivo de pilotos e de mecânicos de helicópteros no Brasil. Isso seria muito ruim para nós, pois muita gente viria de fora ocupar nossos postos de trabalho. Espero que fique só nos boatos, pois além dos postos de trabalho ocupados por estrangeiros a profissão de aeronauta e aeroviário também é estratégica e não seria bom para o Brasil ter estrangeiros trabalhando  nessas  profissões.

Espero que não venhamos perder essa grande oportunidade de estarmos todos engajados nesse grande projeto que é o pré-sal do qual o transporte off-shore faz parte. Negligenciar tudo isso é permitir que outros, de fora do nosso país, tomem nossos postos de trabalho, e se isso acontecer, será por nossa pura incompetência.

4 comentários:

  1. ESTOU ESTUDANDO PARA PILOTO E ESTOU REZANDO PARA SER UM DOS PILOTOS DESTAS 100 NOVAS AERONAVES.... GUSTAVO PACHA \ RJ

    ResponderExcluir
  2. POIS E GALERA , FUI EU QUEM MANDEI A ULTIMA MENSAGEM , HOJE ESTOU INICIANDO MEU CURSO DE PCH . GRAÇAS A DEUS . NO PRÓXIMO COMENTÁRIO JÁ ESTAREI TRABALHANDO NA AREÁ SE DEUS QUISER ..... GUSTAVO PACHA / RJ

    ResponderExcluir
  3. É GALERA, NÃO ESTA SENDO TÃO FACIL QUANTO EU PENSAVA, HJ ESTOU FORMADO PCH, DEVO CHECAR INVH MES QUE VEM, ESTOU INDO PARA CALIFORNIA FAZER O SAFETY CORSE, E ESTOU EM UMA FILA KILOMETRICA PARA PODER DAR INSTRUÇAO, ONDE É O UNICO LUGAR QUE VEJO, QUE POSSO TRABALHAR COM A QUANTIDADE DE HORAS QUE TENHO HOJE, QUE SÃO 160H ENTRE R-22 E R-44. ESTOU TERMINANDO O TEORICO DO IFR . . . GUSTAVO PACHA / RJ

    ResponderExcluir
  4. SE O MERCADO ESTA BOMBANDO TANTO, EMPRESAS COMPRANDO MAIS AERONAVES, PORQUE NAO ESTÃO CONTRATANDO ??? ESTAMOS DENTRO DE UM FUNIL ONDE A SAIDA ESTA ESTRANGULADA E DENTRO ESTA TRANSBORDANDO DE PILOTOS . . . GUSTAVO PACHA / RJ

    ResponderExcluir