quinta-feira, 14 de julho de 2011

Helicópteros são táxi da elite de SP, diz 'FT'

Retirado do site TERRA.com.br

Os helicópteros em São Paulo se tornaram os táxis da elite, segundo o jornal britânico Financial Times, que publica hoje uma reportagem sobre o assunto em sua revista semanal Wealth. "São Paulo, o centro financeiro de uma das economias que mais crescem no mundo e que abriga quase 20 milhões de pessoas, tem muito a celebrar - mas é um lugar horrendo para circular de carro", comenta a reportagem.
» Opine sobre a reportagem do 'FT'
O FT observa que "os congestionamentos pioraram significativamente nos últimos anos e não mostram sinais de melhoria", graças em grande parte ao forte crescimento econômico brasileiro. A reportagem comenta que 330 mil novos veículos começaram a circular no ano passado, levando o total da frota em São Paulo a estimados 6 milhões. "Todos os dias, outros 635 carros e 235 motocicletas somam-se ao amontoado brutal", diz.
Citado pela revista, Jorge Bitar Neto, proprietário de uma locadora de helicópteros, argumenta que o grande fator por trás do crescimento do seu mercado é também o crescimento econômico.
Terceira maior frota
A reportagem relata que o número de helicópteros em circulação no País cresceu de 749 em 1998 para 1.089 ao final do ano passado, sendo que 470 desses estão em São Paulo, tornando a cidade a terceira do mundo em frota de helicópteros privados, após Nova York e Tóquio.
"Nova York e Tóquio podem ter mais helicópteros, mas a maioria deles é propriedade de provedores de serviços e grandes corporações. Por contraste, em São Paulo, os helicópteros tendem a ser propriedade de indivíduos", diz o texto.
A reportagem diz que "além da conveniência, outra questão é a segurança". "Assaltos e roubos de carro são cada vez mais comuns em São Paulo. Qualquer um que escolha circular em um carro de luxo que se destaque dos carros predominantemente populares da cidade é facilmente identificado. Usar carros blindados e segurança armada é uma opção, mas ainda assim eles te deixam preso no congestionamento", afirma.
O texto comenta ainda que "os helicópteros têm um histórico de acidentes muito melhor do que os carros". "No ano passado, 12 pessoas morreram em acidentes de helicóptero em todo o Brasil. Somente em São Paulo, em 2006, 1.520 pessoas morreram em acidentes de tráfego", diz a reportagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário